domingo, 16 de março de 2008

Mais de 600 delegados participam III Conferência Estadual de Sergipe

12/03/2008


A III Conferência Estadual do Meio Ambiente de Sergipe foi aberta na tarde desta quarta-feira (12), no Centro de Convenções de Aracaju, com a presença do governador do estado, Marcelo Deda, do secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Marcio Macêdo, e do coordenador-executivo da Conferência Nacional do Meio Ambiente, Geraldo Vitor de Abreu, que representou o Ministério do Meio Ambiente, de representantes do Ibama, Câmara de Vereadores, Prefeitura, e sociedade civil.

A solenidade de abertura contou com a participação de 649 delegados de 75 municípios sergipanos. Eles vão discutir de hoje até sexta-feira o tema mudanças climáticas e escolher os delegados que representarão o estado na III Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para acontecer em maio, em Brasília.

O coordenador da III CNMA, Geraldo Vitor, ao falar para o plenário, destacou a importância da participação da sociedade na elaboração das políticas públicas. “É com esse espírito que o governo federal vem conduzindo as conferências do meio ambiente desde 2003”, disse, apontando necessidade de construção de um espaço de convergência social para uma agenda nacional de desenvolvimento sustentável para o País.

Ele alertou para o problema das mudanças climáticas, tema da III CNMA. Segundo Geraldo, o assunto vem pautando a agenda mundial desde a divulgação do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, ao revelar os impactos que o fenômeno poderá causar principalmente às populações mais pobres. Para isso, ressaltou a necessidade de um olhar diferente para a questão ambiental.

Geraldo acrescentou que as conferências de meio ambiente (municipais, estaduais e nacional) poderão contribuir para a resolução dos problemas ambientais e ainda servindo de exemplo para o planeta.

Em seu discurso, o governador Marcelo Deda enfatizou a preocupação mundial para os problemas das mudanças climáticas e a conseqüente ameaça para a sobrevivência do homem. Ele afirmou que “o mundo acordou para os problemas ambientais a partir do relatório do IPCC”. O governador lembrou a importância da discussão do tema na III CNMA nas três esferas territoriais, destacando, sobretudo, a participação de delegados na elaboração de políticas ambientais.

Nesta quarta-feira, foi aprovado o regimento que norteará os trabalhos da III Conferência estadual. O encontro se encerra na sexta-feira (14) com a aprovação do texto-base do estado de Sergipe, que será levado à conferência nacional, em maio, e a eleição dos delegados.

Sergipe realizou conferências municipais em 50 cidades com a participação de mais de quatro mil pessoas que elaboraram mais de mil proposições. Os principais problemas ambientais do estado são estão relacionados ao desmatamento da caatinga: às carvoarias; desertificação; expansão do agronegócio; poluição de rios e mares decorrentes de esgotos domésticos e industriais; assoreamento dos rios; pesca predatória e falta de saneamento básico; destruição dos manguezais para criação de camarão em cativeiro.

Gerusa Barbosa (Ascom/MMA)

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

III CONFERÊNCIA TERRITORIAL E ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

49 CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS REALIZADAS DE 75 MUNICÍPIOS 4.316PARTICIPANTES, 474 DELEGADOS TITULARES E 252 DELEGADOS SUPLENTES.
TOTALIZANDO 65% DO ESTADO.


CRONOGRAMA DAS TERRITORIAIS EM SERGIPE 12 e 13/03

Alto Sertão - Médio Sertão - Baixo São Francisco - Leste Sergipano

Agreste Central - Centro Sul - Sul Sergipano - Grande Aracaju

CRONOGRAMA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL: Dias 13 e 14 de Março a tarde abertura com a participação dos 75 municípios.

Maires Informações: Ligue: 79) 3179-7330

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

CAATINGANIA

CAATINGANIA
( Autoria : Raimundo Eliete Cavalcante - / Abril – 2007 )


Vixe que nação cabra-da-peste
Parideira de insolentes catingueiros
Biopugnantes que etnobrecem todo nordeste
Nossa resistência ancestral
É legado memorial que
Herdamos DNAmente
De Janduí, Piaucó, Kanindé
Serigy, Kaeté, Ypanema,
Zumbí, Dandará, Yracema.
Assumamos nossa indomável caatingania,
Gestada em milenar era Kariri.
Entre alastrados, quipás caroás,
Teiús, mocós, preás:
Preservemos nossa altivez semi-árida
Biocodificada na revivada atávica
Das avoantes em arribação
E o uivo macro-gê da Sussuarana
Mirando a placidez de Opará,
Sob o enar do sertão ...


NB : ImMemoriam de Manoel Dionísio

domingo, 17 de fevereiro de 2008

II Oficina de Capacitação

Cerca de 50 representantes da sociedade civil, do setor empresarial e do governo participam hoje (14) e amanhã da II Oficina de capacitação para relatores e facilitadores das Conferências Estaduais de Meio Ambiente. O encontro que vai até amanhã acontece na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

A oficina foi divida em duas turmas. A primeira turma, que concluiu os trabalhos ontem, reuniu 51 representantes da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e todos os estados do Sudeste e Sul do país. Já a segunda contempla Tocantins, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e os estados da região Norte. Rondônia já recebeu treinamento e Amapá, Ceará, Mato Grosso e Piauí realizaram suas conferências em 2007.

Os relatores são responsáveis pela sistematização das propostas resultantes dos debates locais e também pelo texto final que será enviado para a Conferência Nacional. Os facilitadores têm papel fundamental nas etapas do processo de discussão dentro dos Grupos de Trabalho das conferências.

De acordo com a representante da Ação da Cidadania/Rio de Janeiro, Glória Figueiredo Souza, é fundamental uma metodologia nas conferências. Acho importante essa oportunidade de capacitação, pois dessa forma temos uma orientação necessária para ajudar nas conferências nos estados. Para ela, a conferência vai discutir temas importantes e antes eram tratados apenas por especialistas. As informações devem ser democratizadas e tenho visto que as pessoas querem discutir. A sociedade tem que se conscientizar e preservar o meio ambiente, conclui Gloria.

Luiz Otávio Cabral, da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, espera que a III Conferência Nacional do Meio Ambiente consiga levantar subsídios necessários ao Plano e a Politica Nacional de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Também a conferência deve realizar o seu papel, enquanto instrumento de educação ambiental e controle social, na definição de políticas públicas para essa problemática.


Imprensa CNMA

Dados das Conferências I e II Nacional

A edição deste ano trouxe novidades importantes, como uma maior participação de alguns segmentos específicos. Das vagas reservadas à toda sociedade (50%), 5%, no mínimo, para representantes de comunidades tradicionais e 5% para delegados de comunidades indígenas. Os governos municipais também irão compor metade dos delegados do segmento governamental (20%), ficando os 30% adicionais com o setor empresarial.

Na primeira edição da CNMA, em 2003, cerca de 65 mil pessoas participaram das conferências municipais, regionais e estaduais. Durante a conferência nacional foram debatidas 4.151 propostas e aprovadas 659 deliberações. Em 2005, na II CNMA, a participaram foi elevada para 86 mil pessoas, com a aprovação de 881 deliberações.
Fonte: (Envolverde/MMA)

domingo, 10 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Campo do Brito realiza I Conferência do Meio Ambiente.












31/01/2008 - 10h33
Campo do Brito realiza I Conferência do Meio Ambiente.

O meio ambiente foi discutido na manhã desta quarta-feira no auditório do Hospital Nossa Senhora da Boa Hora.
Mesmo com um público reduzido os assuntos foram abordados com transparência e seriedade.
O prefeito Manoel de Souza fez a abertura dos trabalhos e em seguida passou a palavra ao Membro da Comissão Organizadora Estadual da III Conferências Estadual do Meio Ambiente Adler Joan.
A Conferência é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente que busca apontar tanto os problemas quanto suas soluções.

Em Campo do Brito um dos assuntos mais debatidos foi à questão do lixo e das queimadas.
Outro assunto levantado foi à questão da Serra dos Montes – Serra de São José.
Segundo Adler plantas como: Pinhão Manso e Nim são excelentes na recuperação de áreas degradas.
Uma das questões mais discutidas também foi a educação ambiental em todos os problemas apontados, afinal não haverá resultado positivo em nenhuma ação em favor do meio ambiente, que não passe por uma educação individual do cidadão. Um exemplo de reaproveitamento do lixo foi quanto a utilização do óleo de cozinha, que pode ser utilizado para fabricar sabão.
Na ocasião foi feita a eleição de dez delegados e dez suplentes para representar o município na Conferência Regional.
O Fik Sabendo estará disponibilizando vários site relacionados ao assunto e que nossos visitantes poderão acessar e também trará as demandas da Conferência.

Sandro Dj.
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Campo do Brito

SITES:

http://www.fiksabendo.com.br/noticias.php?id=1397

www.adlerjoan.blogspot.com

www.IIIcema.blogspot.com

I Conferência do Meio Ambiente de Itaporanga d'Ajuda


Aniversário 28 de março
Fundação
28 de março de 1854
Gentílico
itaporanguense
Prefeita Maria das Graças Sousa Garcez (PSDB)
Estado Sergipe

Mesorregião Leste Sergipano
Municípios limítrofes São Cristóvão, Lagarto, Estância, Salgado, Aracaju
Distância até a capital 29 quilômetros
Características geográficas Área 757,28 km²

População 28.714 hab. est. 2005

Densidade 26,4 hab./km²

Altitude 9 metros

Clima tropical
Fuso horário UTC-3

Indicadores
IDH 0,638 PNUD/2000

PIB R$ 263.078.000,00 IBGE/2004

PIB per capita R$ 9.162,01 IBGE/2004

Geografia
Localiza-se a uma latitude 10º59'53" sul e a uma longitude 37º18'38" oeste, estando a uma altitude de 9 metros. Sua população estimada em 2004 era de 28.128 habitantes.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

I CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DE SALGADO

MEIO AMBIENTE DE SALGADO EM FOCO

No dia 18 de janeiro de 2008 aconteceu a I Conferência Municipal do Meio Ambiente do Município de Salgado, esse evento é o resultado da parceria entre a Prefeitura de Salgado e a SEMARH. O evento aconteceu durante todo o dia na Casa dos Jovens localizada na sede do Município.
A I Conferência contou com a participação do representante da Srª. Prefeita Janete Alves Lima Barbosa o Secretário Municipal da Educação o Sr. Adelvan Macedo, a representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos a Srª. Patrícia Soares, representantes da Câmara de Vereadores, o Secretariado Municipal, os Servidores Municipais, Professores, lideranças de associações, ONGs e da Igreja Católica e também a população Salgadense.
Os problemas ambientais do município de Salgado são gritantes, o desmatamento descontrolado, a exploração dos Recursos Naturais, entre outros. Nosso município distribui água de qualidade para vários outros municípios do Estado e necessita emergencialmente de uma novo olhar, um cuidado específico por parte de todas as instâncias governamentais e não governamentais. A I Conferência Municipal do Meio Ambiente trouxe uma discussão históriica. A população conjuntamente com os gestores discutiram juntos os problemas e partilharam possibilidades de soluções. É a construção de uma política ambiental que resultará do conhecimento empírico e científico, proporcionando a construção de Planos de Ações que atendam as comunidades.
Além de ter sido um momento de discussão foi também de sensibilização, pois precisamos romper com a cultura do desperdício, do consumo exagerado, da degradação das nossas matas e rios.
O que depender da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente será feito, pois vamos trabalhar juntos com todos aqueles que queiram e possam contribuir para melhoria da qualidade do nosso meio e conseqüentemente da qualidade de vida do nosso povo.

Elaine Christian Barbosa dos Santos
Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Salgado

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

REALIZADA I CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DE NEÓPOLIS

EM BREVE FOTOS DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

LARANJEIRAS Realizou a sua I Conferência

















MEIO AMBIENTE EM FOCO EM LARANJEIRAS

A Prefeitura Municipal de Laranjeiras em parceria com a SEMARH realizaram a III Conferência Estadual e a I Conferência Municipal do Meio Ambiente. A coordenação dos trabalhos da conferência ficou sob a responsabilidade da equipe técnica da SEMARH. O Superintendente Lício Valério representou a Secretaria de Governo do Estado de Sergipe de Meio Ambiente. A prefeita de Laranjeiras Ione Macedo Sobral em seu discurso destacou a importância da somação de esforços e compromissos no sentido de gerir ações conjuntos: poder público e sociedade civil na construção de uma política do meio ambiente. O vice-prefeito pastor Josmar Torres Nascmento participou das discussões levantando situações que necessitem ser trabalhadas a médio e longo prazo visando construir uma conduta humana a partir do meio ambiente e apresentando alternativas na revitalização do meio ambiente favorecendo a vida humana. O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro Sr. Manoel em verso e prosa discutiu com bastante propriedade a situação do meio ambiente no Estado Sergipe e as relevantes ações a serem implementadas por todos. Participaram entre outras representações ilustres o secretário Municipal da Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente de Laranjeiras pastor Adroaldo e a secretaria de Cultura Maria Givalda. Entre os objetivos da I COMA – Conferência Municipal de Meio Ambiente do Município de Laranjeiras destacam-se estes: propor diretrizes para a Política Municipal de Meio Ambiente; propor normas técnicas e legais, procedimentos e ações visando à defesa, a preservação, recuperação e melhoria da qualidade do município, observando as Legislações Federal, Estadual e Municipal; Mobilizar os segmentos da sociedade organizada – associações, sindicatos e outras entidades prestadoras de serviços em meio ambiente – profissionais da área e dos governos locais para defesa da política de meio ambiente e instrumentalizar os participantes com vistos à III Conferência Estadual de Meio Ambiente.

Onésimo Eugênio Barboza
Assessor Especial da Prefeitura de Laranjeiras

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

sábado, 12 de janeiro de 2008

I Conferência em Nossa Senhora do Socorro 10/01/2008


































I Conferência do Meio Ambiente aconteceu em Socorro

10/01/2008, 15:01

Um assunto que preocupa a população do mundo atualmente é a brusca mudança climática. Para discutir o assunto, o Governo de Nossa Senhora do Socorro através da Secretaria de Irrigação, Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com os Governos Federal e Estadual realizou a I Conferência do Meio Ambiente. O evento acontece durante todo o dia de hoje no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, localizado na Sede do Município.

A Conferência que contou com a participação do prefeito José do Prado Franco Sobrinho, da vice-prefeita Elma Paixão, do superintendente do Ibama, Manoel Rezende Neto, representando o Governo do Estado, o superintendente de Qualidade Ambiental, Lício Valério Lima, do Instituto Chico Mendes, Paulo César Regis, o secretariado, servidores municipais, como também da população socorrense. Durante o evento foi apresentado um vídeo onde a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva abordou os problemas da natureza de ordem nacional, dizendo que cabe a cada um modificar essa situação e informou que o Governo Federal tem Programas para combater essas dificuldades, aproveitou e parabenizou os que abraçam a causa.

A abertura foi feita com a apresentação do Grupo de Dança do Colégio Estadual Alfredo Montes que através da arte mostrou a importância de um planeta saudável. Aconteceram palestras, discussões, grupos de trabalhos para a troca de idéias e a escolha dos delegados.

A solenidade faz parte da terceira Conferência Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (III CEMA) que começou em novembro de 2007 e vai até março de 2008. Foi dividida em 4 etapas: municipal, territorial, estadual e nacional. Na primeira, os municípios que aderiram à conferência escolhem 10 delegados, sendo: 5 representantes da sociedade civil organizada, 3 do poder público e 2 da iniciativa privada, foi o que aconteceu em Socorro. Os eleitos terão como tarefa representar o município na próxima etapa, a territorial, para eleger novos delegados para a Estadual e posteriormente que vão representar Sergipe na Nacional em Brasília.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Manoel Messias, o objetivo é contribuir para a construção das políticas dos planos Municipais, Estaduais e Nacionais de enfrentamento do que vêm causando as Mudanças Climáticas e para medidas de redução e absorção dos gases que causam o efeito estufa.

Ainda de acordo com Manoel, “o evento faz parte da construção de uma política de meio ambiente no Brasil, com o tema Mudanças Climáticas que começaram pelas Conferências Municipais e Regionais e vai finalizar com a Estadual que acontece no mês de março. É importante a realização desses eventos para que possamos conscientizar gestores, funcionários e principalmente a população. Com essas ações vamos criar subsídios regionais e locais que proporcione uma ação onde atenda as comunidades. Não posso deixar de agradecer o apoio do Governo Municipal para essa grande realização”.

“Primeiro quero parabenizar o Prefeito por esse encontro, isso comprova a responsabilidade e o interesse em organizar um evento que serve de alerta para as pessoas sobre como podem contribuir e amenizar o processo do aquecimento global. É preciso explicar que atitudes devem ser tomadas para enfrentar e buscar soluções para as mudanças no clima, como também fortalecer o processo de sensibilização para o meio ambiente”, enfatizou o superintendente de Qualidade Ambiental do Estado, Lício Valério Lima.

Para o prefeito Zé Franco “os problemas que vêm afetando o meio ambiente é um assunto sério e precisa ser respeitado. O Município tem obrigação de conscientizar as pessoas sobre ações que ajudem a melhorar a questão. Estamos fazendo uma parte, a exemplo da construção do aterro sanitário, iniciativa pioneira e histórica realizada pelo Governo de Socorro, mas não podemos parar por aqui, vamos trabalhar sempre para melhorar a qualidade do meio em que vivemos”.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

I Conferência em Ribeirópolis 09/01/2008






















Durante todo o dia de ontem, (09/01) a Prefeitura Municipal de Ribeirópolis em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, realizou a I - Conferência do Meio Ambiente em nosso município, diversos foram os assuntos abordados, dentre eles: "mudanças climáticas, biodiversidade, revitalização das matas e florestas". O evento contou com a Presença da Prefeita do Município Uita Barreto, que na ocasião foi parabenizada pelos coordenadores da Secretaria do Meio Ambiente pela participação ativa e incentivo. Secretários Municipais, funcionários e populares desta cidade estiveram presentes. A vontade popular foi quem indicou as prioridades da diminuição dos impactos ambientais de nosso estado e do planeta em geral. No final da conferência 10 (dez) delegados foram eleitos para representarem Ribeirópolis nas Conferências Estadual e Nacional.

"O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo para com a natureza; disse a Prefeita Uita Barreto".
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO



E CUIDARÁS DA NATUREZA
E ELA VOS ALIMENTARÁ.
Adler Joan 2007