domingo, 16 de março de 2008

Mais de 600 delegados participam III Conferência Estadual de Sergipe

12/03/2008


A III Conferência Estadual do Meio Ambiente de Sergipe foi aberta na tarde desta quarta-feira (12), no Centro de Convenções de Aracaju, com a presença do governador do estado, Marcelo Deda, do secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Marcio Macêdo, e do coordenador-executivo da Conferência Nacional do Meio Ambiente, Geraldo Vitor de Abreu, que representou o Ministério do Meio Ambiente, de representantes do Ibama, Câmara de Vereadores, Prefeitura, e sociedade civil.

A solenidade de abertura contou com a participação de 649 delegados de 75 municípios sergipanos. Eles vão discutir de hoje até sexta-feira o tema mudanças climáticas e escolher os delegados que representarão o estado na III Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para acontecer em maio, em Brasília.

O coordenador da III CNMA, Geraldo Vitor, ao falar para o plenário, destacou a importância da participação da sociedade na elaboração das políticas públicas. “É com esse espírito que o governo federal vem conduzindo as conferências do meio ambiente desde 2003”, disse, apontando necessidade de construção de um espaço de convergência social para uma agenda nacional de desenvolvimento sustentável para o País.

Ele alertou para o problema das mudanças climáticas, tema da III CNMA. Segundo Geraldo, o assunto vem pautando a agenda mundial desde a divulgação do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, ao revelar os impactos que o fenômeno poderá causar principalmente às populações mais pobres. Para isso, ressaltou a necessidade de um olhar diferente para a questão ambiental.

Geraldo acrescentou que as conferências de meio ambiente (municipais, estaduais e nacional) poderão contribuir para a resolução dos problemas ambientais e ainda servindo de exemplo para o planeta.

Em seu discurso, o governador Marcelo Deda enfatizou a preocupação mundial para os problemas das mudanças climáticas e a conseqüente ameaça para a sobrevivência do homem. Ele afirmou que “o mundo acordou para os problemas ambientais a partir do relatório do IPCC”. O governador lembrou a importância da discussão do tema na III CNMA nas três esferas territoriais, destacando, sobretudo, a participação de delegados na elaboração de políticas ambientais.

Nesta quarta-feira, foi aprovado o regimento que norteará os trabalhos da III Conferência estadual. O encontro se encerra na sexta-feira (14) com a aprovação do texto-base do estado de Sergipe, que será levado à conferência nacional, em maio, e a eleição dos delegados.

Sergipe realizou conferências municipais em 50 cidades com a participação de mais de quatro mil pessoas que elaboraram mais de mil proposições. Os principais problemas ambientais do estado são estão relacionados ao desmatamento da caatinga: às carvoarias; desertificação; expansão do agronegócio; poluição de rios e mares decorrentes de esgotos domésticos e industriais; assoreamento dos rios; pesca predatória e falta de saneamento básico; destruição dos manguezais para criação de camarão em cativeiro.

Gerusa Barbosa (Ascom/MMA)

Nenhum comentário: