sábado, 12 de janeiro de 2008

I Conferência em Nossa Senhora do Socorro 10/01/2008


































I Conferência do Meio Ambiente aconteceu em Socorro

10/01/2008, 15:01

Um assunto que preocupa a população do mundo atualmente é a brusca mudança climática. Para discutir o assunto, o Governo de Nossa Senhora do Socorro através da Secretaria de Irrigação, Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com os Governos Federal e Estadual realizou a I Conferência do Meio Ambiente. O evento acontece durante todo o dia de hoje no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, localizado na Sede do Município.

A Conferência que contou com a participação do prefeito José do Prado Franco Sobrinho, da vice-prefeita Elma Paixão, do superintendente do Ibama, Manoel Rezende Neto, representando o Governo do Estado, o superintendente de Qualidade Ambiental, Lício Valério Lima, do Instituto Chico Mendes, Paulo César Regis, o secretariado, servidores municipais, como também da população socorrense. Durante o evento foi apresentado um vídeo onde a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva abordou os problemas da natureza de ordem nacional, dizendo que cabe a cada um modificar essa situação e informou que o Governo Federal tem Programas para combater essas dificuldades, aproveitou e parabenizou os que abraçam a causa.

A abertura foi feita com a apresentação do Grupo de Dança do Colégio Estadual Alfredo Montes que através da arte mostrou a importância de um planeta saudável. Aconteceram palestras, discussões, grupos de trabalhos para a troca de idéias e a escolha dos delegados.

A solenidade faz parte da terceira Conferência Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (III CEMA) que começou em novembro de 2007 e vai até março de 2008. Foi dividida em 4 etapas: municipal, territorial, estadual e nacional. Na primeira, os municípios que aderiram à conferência escolhem 10 delegados, sendo: 5 representantes da sociedade civil organizada, 3 do poder público e 2 da iniciativa privada, foi o que aconteceu em Socorro. Os eleitos terão como tarefa representar o município na próxima etapa, a territorial, para eleger novos delegados para a Estadual e posteriormente que vão representar Sergipe na Nacional em Brasília.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Manoel Messias, o objetivo é contribuir para a construção das políticas dos planos Municipais, Estaduais e Nacionais de enfrentamento do que vêm causando as Mudanças Climáticas e para medidas de redução e absorção dos gases que causam o efeito estufa.

Ainda de acordo com Manoel, “o evento faz parte da construção de uma política de meio ambiente no Brasil, com o tema Mudanças Climáticas que começaram pelas Conferências Municipais e Regionais e vai finalizar com a Estadual que acontece no mês de março. É importante a realização desses eventos para que possamos conscientizar gestores, funcionários e principalmente a população. Com essas ações vamos criar subsídios regionais e locais que proporcione uma ação onde atenda as comunidades. Não posso deixar de agradecer o apoio do Governo Municipal para essa grande realização”.

“Primeiro quero parabenizar o Prefeito por esse encontro, isso comprova a responsabilidade e o interesse em organizar um evento que serve de alerta para as pessoas sobre como podem contribuir e amenizar o processo do aquecimento global. É preciso explicar que atitudes devem ser tomadas para enfrentar e buscar soluções para as mudanças no clima, como também fortalecer o processo de sensibilização para o meio ambiente”, enfatizou o superintendente de Qualidade Ambiental do Estado, Lício Valério Lima.

Para o prefeito Zé Franco “os problemas que vêm afetando o meio ambiente é um assunto sério e precisa ser respeitado. O Município tem obrigação de conscientizar as pessoas sobre ações que ajudem a melhorar a questão. Estamos fazendo uma parte, a exemplo da construção do aterro sanitário, iniciativa pioneira e histórica realizada pelo Governo de Socorro, mas não podemos parar por aqui, vamos trabalhar sempre para melhorar a qualidade do meio em que vivemos”.