quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

I CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DE SALGADO

MEIO AMBIENTE DE SALGADO EM FOCO

No dia 18 de janeiro de 2008 aconteceu a I Conferência Municipal do Meio Ambiente do Município de Salgado, esse evento é o resultado da parceria entre a Prefeitura de Salgado e a SEMARH. O evento aconteceu durante todo o dia na Casa dos Jovens localizada na sede do Município.
A I Conferência contou com a participação do representante da Srª. Prefeita Janete Alves Lima Barbosa o Secretário Municipal da Educação o Sr. Adelvan Macedo, a representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos a Srª. Patrícia Soares, representantes da Câmara de Vereadores, o Secretariado Municipal, os Servidores Municipais, Professores, lideranças de associações, ONGs e da Igreja Católica e também a população Salgadense.
Os problemas ambientais do município de Salgado são gritantes, o desmatamento descontrolado, a exploração dos Recursos Naturais, entre outros. Nosso município distribui água de qualidade para vários outros municípios do Estado e necessita emergencialmente de uma novo olhar, um cuidado específico por parte de todas as instâncias governamentais e não governamentais. A I Conferência Municipal do Meio Ambiente trouxe uma discussão históriica. A população conjuntamente com os gestores discutiram juntos os problemas e partilharam possibilidades de soluções. É a construção de uma política ambiental que resultará do conhecimento empírico e científico, proporcionando a construção de Planos de Ações que atendam as comunidades.
Além de ter sido um momento de discussão foi também de sensibilização, pois precisamos romper com a cultura do desperdício, do consumo exagerado, da degradação das nossas matas e rios.
O que depender da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente será feito, pois vamos trabalhar juntos com todos aqueles que queiram e possam contribuir para melhoria da qualidade do nosso meio e conseqüentemente da qualidade de vida do nosso povo.

Elaine Christian Barbosa dos Santos
Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Salgado